sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ANALIZANDO AS MOTIVAÇÕES


Medite e ore!
 
Apoc. 2:1-7: "Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido."
É interessante notar como Jesus, o Senhor da Igreja, conhece todas as coisas que fazemos. Aqui menciona que, tanto o responsável da congregação, como todos os restantes ministros e o povo, não toleravam as pessoas más, desmascararam os impostores que se diziam apóstolos, persistiram em tempos difíceis de perseguição e não se deixaram vencer.  Grande exemplo! Quem não queria estar numa Igreja assim, com tanta actividade e zelo? Jesus, entretanto, tem algo mais para dizer: 
"Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar."
Mas, toda a actividade, todo o zelo, toda a vigilância, todo o sofrimento e toda disciplina de trabalho não é prova de haver um verdadeiro amor envolvido? Sim, a princípio era realmente assim, mas com o passar do tempo o dever de manter as coisas e de mostrar trabalho, começou a tomar o lugar do amor e da alegria de servir o Senhor Jesus. Isto mostra que as motivações tinham sido mudadas e Aquele que valoriza todo o serviço do seu povo, tendo em conta as motivações, observou a mudança e manifestou o seu desagrado.
O nível de valor espiritual do serviço baixou tanto, que Jesus disse para eles se lembrarem donde tinham caído. Não parece muito grave aos nossos olhos, mas Jesus  disse que, se não mudassem as suas motivações, iria tirar o castiçal do seu lugar.
"Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus."
Precisamos acima de tudo dar ouvidos à voz do Espirito. Ele é que pode guiar em toda a verdade e derramamar o amor de Deus em nossos corações.
"Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." Rom. 5:3-5
O que fizeres, faze-o por amor! Deus te abençoe neste dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário