segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A IMAGEM NA PRATA

“E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus.” Zacarias 13:9

Havia um grupo de mulheres num estudo bíblico do livro de Malaquias.
Quando elas estavam estudando o capítulo 3, elas se depararam com o Versículo 3 que diz:
"Ele assentar-se-á como fundidor e purificador de prata"...
Este verso intrigou as mulheres e elas se perguntaram o que esta afirmação significava quanto ao carácter e natureza de Deus. Uma das mulheres se ofereceu para tentar descobrir como se realizava o processo de refinamento da prata e voltar para contar ao grupo na próxima reunião do estudo bíblico.

Naquela semana esta mulher ligou para um ourives e marcou um horário com ele para assisti-lo em seu trabalho. Ela não mencionou a razão de seu interesse na prata nada além do que sua curiosidade sobre o processo de refinamento da prata. Enquanto ela o observava, ele mantinha um pedaço de prata sobre o fogo e deixava-o aquecer.

Ele explicou que no refinamento da prata devia-se manter a prata no meio do fogo onde as chamas eram mais quentes de forma a queimar todas as impurezas. A mulher pensou em Deus mantendo-nos num lugar tão quente, depois ela pensou sobre o verso novamente, que "ele se assenta como um fundidor e purificador da prata".

Ela perguntou ao ourives se era verdade que ele tinha que se sentar em frente ao fogo o tempo todo que a prata estivesse sendo refinada. O homem respondeu que sim, ele não apenas tinha que sentar-se lá segurando a prata, mas também tinha que manter seus olhos na prata o tempo inteiro que ela estivesse no fogo. Se a prata fosse deixada, apenas por um momento, em demasia nas chamas ela seria destruída.

A mulher silenciou por um instante. Depois ela perguntou, "Como você sabe quando a prata está completamente refinada?". Ele sorriu e respondeu, "Oh, é fácil - quando eu vejo a minha imagem nela".

Quando alguém se senta é sinal que a pessoa não está pressa, tem alguma coisa demorada e importante para tratar.
Quando eu vou visitar alguém e não tenho muito tempo, se me convidam a sentar, sempre agradeço, mas permaneço de pé, porque não me quero demorar ali.

O processo de purificação é doloroso, mas aumenta as qualidades do metal, o embeleza e o valoriza.

Neste processo é importante a certeza de que Jesus está presente, ainda que de forma invisível, nos acompanhando e assistido, mesmo no momento quando o fogo da provação aquece mais, como aconteceu com os três jovens na Babilónia quando foram laçados no forno de fogo ardente apareceu um quarto personagem, que lhes fez companhia, todo o tempo que ali permaneceram. (Daniel 3: 23, 24)
A resposta do ourives à pergunta da mulher, como sabia quando a prata estava completamente refinada, é de grande importância para compreendermos qual propósito final de Deus para as nossas vidas. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:28, 29)
Em todo o tempo, é importante que as nossas vidas permaneçam rendidas e confiantes, nas mãos do Senhor, para sermos moldados à sua imagem e conforme à sua semelhança.
Deus abençoe a todos neste dia.
Pr. Rui Dias
SE APRECIOU, DEIXE UM COMENTÁRIO.



Sem comentários:

Enviar um comentário